Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

terça-feira, 12 de julho de 2016

Família Mossmann - Empreendedores


O INDUSTRIALISTA ALBERTO MOSMANN


Alberto Mosmann e o começo de uma trajetória de sucesso – Fonte: Site da empresa Mosmann Incorporações Ltda.


Alberto Mosmann, nascido em 30/09/1893, na cidade de Parobé RS, trabalhou desde cedo entregando leite através da estrada de ferro para ajudar o seu pai João Mosmann, este filho do imigrante Johann Mathias Mossmann. Com o passar do tempo, aprendeu o oficio de marceneiro, mudando-se mais tarde para a cidade de Novo Hamburgo, onde começou a trabalhar com Arthur Oscar Breidenbach numa fábrica de móveis, o qual se tornou o seu sócio na empresa que nasceria no ano de 1923, a MOSMANN & CIA. LTDA. Inicialmente, a empresa realizava serviços de carpintaria, fabricação de móveis e materiais de construção. 


Anos depois, em 1940, quando o nome MOSMANN foi registrado, a empresa passou a fabricar esquadrias. A construção civil foi o próximo estágio, quando, no ano de 1948, tornou-se a sua atividade principal. A partir de 1988, a MOSMANN passou a atuar na incorporação e construção de prédios residenciais e comerciais de alto padrão, expandido cada vez mais as suas atividades, sendo que, desde o ano de 2000, adotou a denominação MOSMANN INCORPORAÇÕES LTDA.


Alberto Mosmann fundou o Sinduscon-NH, o Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Novo Hamburgo no ano de 1943, sendo este o primeiro sindicato patronal da construção civil do Rio Grande do Sul.


Na atualidade, a Direção da empresa MOSMANN está nas mãos do neto do fundador, Henrique Mosmann Júnior, que desenvolve seu trabalho juntamente com outros integrantes desta empresa familiar. 


Fontes: Revista Expansão RS – Junho/2013, Sinduscon-NH, Site da Mosmann Incorporações Ltda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário