Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

A Genealogia dos Famosos - Florbela Espanca
















Florbela Espanca (*08/12/1894 Vila Viçosa, Portugal/+08/12/1930 Matosinhos, Portugal)



A ÁRVORE GENEALÓGICA DA FAMÍLIA ESPANCA


Primeira Geração

1. José Joaquim Espanca nasceu em 1775 em Portugal. Ele faleceu em Portugal. 

José casou-se com Maria da Conceição ?. Maria nasceu em 1775 em Portugal. Ela faleceu em Portugal.

Eles tiveram os seguintes filhos

+ 2 M i. Joaquim António Espanca faleceu em 11 abril 1883.


Segunda Geração

2. Joaquim António Espanca (José Joaquim) nasceu em Vila Viçosa, Distrito de Évora, Portugal. Ele faleceu em 11 abril 1883 em Vila Viçosa, Distrito de Évora, Portugal.

Joaquim casou-se com Maria José da Costa, filha de José Maria da Costa e Ana Joaquina ?, em 20 maio 1830 em Vila Viçosa, Distrito de Évora, Portugal. Maria nasceu em Vila Viçosa, Distrito de Évora, Portugal. Ela faleceu em Portugal.

Eles tiveram os seguintes filhos

+ 3 M i. José Maria Espanca nasceu  em 1830 e faleceu em 11 abril 1883.

4 M ii. ? Espanca.

+ 5 M iii. Joaquim José Lourenço da Rocha Espanca.


Terceira Geração

3. José Maria Espanca (Joaquim António, José Joaquim) nasceu em 1830 em Vila Viçosa, Distrito de Évora, Portugal. Ele faleceu em 11 abril 1883 em Vila Viçosa, Distrito de Évora, Portugal.

José casou-se com Joana Fortunata Pires Garção, filha de Manuel Pires e Mariana Rosa. Joana nasceu em 11 novembro 1830 em Orada, Borba, Distrito de Évora, Portugal. Ela faleceu em 5 dezembro 1917 em Vila Viçosa, Distrito de Évora, Portugal.


Joana Fortunata Pires Garção


Eles tiveram os seguintes filhos

+ 6 M i. José de Jesus da Rocha Espanca nasceu  em 12 dezembro 1863 e faleceu em 1934.

+ 7 M ii. João Maria Espanca nasceu  em 2 fevereiro 1866 e faleceu em 3 julho 1954.

5. Joaquim José Lourenço da Rocha Espanca (Joaquim António, José Joaquim) nasceu em Vila Viçosa, Distrito de Évora, Portugal. Ele faleceu em Portugal.

Joaquim casou-se com Maria das Dores da Purificação Pereira, filha de José Dias Pereira e Francisca Teresa ?. Maria nasceu em Vila Viçosa, Distrito de Évora, Portugal. Ela faleceu em Portugal.

Eles tiveram os seguintes filhos

8 M i. Joaquim José da Rocha Espanca (Padre) nasceu em 17 março 1839 em Vila Viçosa, Distrito de Évora, Portugal. Ele faleceu em 26 novembro 1896 em Portugal.


Padre Joaquim José da Rocha Espanca


9 M ii. António Joaquim da Rocha Espanca nasceu em Vila Viçosa, Distrito de Évora, Portugal. Ele faleceu em 1893 em Portugal.


Quarta Geração

6. José de Jesus da Rocha Espanca (José Maria, Joaquim António, José Joaquim) nasceu em 12 dezembro 1863 em Vila Viçosa, Distrito de Évora, Portugal. Ele faleceu em 1934 em Portugal.

José casou-se com Maria Rosa Alberto Rosado. Maria nasceu em Nossa Senhora de Machede, Distrito de Évora, Portugal. Ela faleceu em Portugal.


Maria Rosa Alberto Rosado
José de Jesus da Rocha Espanca


Eles tiveram os seguintes filhos

10 M i. Natal da Rocha Espanca nasceu em 27 setembro 1903 em Évora, Distrito de Évora, Portugal. Ele faleceu em Portugal.


Natal da Rocha Espanca

11 M ii. Demóstenes Apeles da Rocha Espanca nasceu em 1 abril 1908 em Évora, Distrito de Évora, Portugal. Ele faleceu em 6 novembro 1993 em Portugal.


Demóstenes A. da Rocha Espanca

12 M iii. Otelo da Rocha Espanca nasceu em 1 novembro 1910 em Vila Viçosa, Distrito de Évora, Portugal. Ele faleceu em Portugal.


Otelo da Rocha Espanca

13 M iv. Túlio Alberto da Rocha Espanca nasceu em 8 maio 1913 em Vila Viçosa, Distrito de Évora, Portugal. Ele faleceu em 2 maio 1993 em Évora, Distrito de Évora, Portugal.

Túlio casou-se com Maria Engrácia do Quental Oliveira. Maria nasceu em 1914 em Portugal. Ela faleceu em 2004 em Portugal.


Túlio Alberto da Rocha Espanca
Maria Engrácia do Quental Oliveira















14 M v. Sócrates da Rocha Espanca nasceu em 25 abril 1916 em Vila Viçosa, Distrito de Évora, Portugal. Ele faleceu em Portugal.


Sócrates da Rocha Espanca

15 F vi. Joana da Rocha Espanca nasceu em 1919 em Évora, Distrito de Évora, Portugal. Ela faleceu em 1938 em Évora, Distrito de Évora, Portugal.


7. João Maria Espanca (José Maria, Joaquim António, José Joaquim) nasceu em 2 fevereiro 1866 em Vila Viçosa, Distrito de Évora, Portugal. Ele faleceu em 3 julho 1954 em Vila Viçosa, Distrito de Évora, Portugal.

João casou-se com (1) Mariana do Carmo Toscano em 31 março 1887 em Vila Viçosa, Distrito de Évora, Portugal. O casamento acabou em divórcio Mariana faleceu em 1925 em Vila Viçosa, Distrito de Évora, Portugal. Eles não tiveram filhos.


João Maria Espanca
Mariana do Carmo Toscano















João uniu-se com (2) Antónia da Conceição Lobo, filha de ? Lobo e ? ?. Antónia nasceu em 1879 em Vila Viçosa, Distrito de Évora, Portugal. Ela faleceu em 1908 em Vila Viçosa, Distrito de Évora, Portugal.


João Maria Espanca
Antónia da Conceição Lobo















Eles tiveram os seguintes filhos

16 F i. Florbela de Alma da Conceição Espanca nasceu em 8 dezembro 1894 em Vila Viçosa, Distrito de Évora, Portugal. Ela faleceu em 8 dezembro 1930 em Matosinhos, Distrito de Porto, Portugal.

Florbela casou-se com (1) Alberto de Jesus Silva Moutinho em 8 dezembro 1913 em Vila Viçosa, Distrito de Évora, Portugal. O casamento acabou em divórcio.


Florbela Espanca
Alberto de Jesus Silva Moutinho















Florbela também casou-se com (2) António José Marques Guimarães em 29 junho 1921 em Porto, Portugal. O casamento acabou em divórcio.


Florbela Espanca
António José Marques Guimarães















Florbela também casou-se com (3) Mário Pereira Lage em 15 outubro 1925 em Matosinhos, Distrito de Porto, Portugal.


Florbela Espanca
Mário Pereira Lage















17 M ii. Apeles Espanca nasceu em 10 março 1897 em Vila Viçosa, Distrito de Évora, Portugal. Ele faleceu em 6 junho 1927 em Lisboa, Portugal.


Apeles Espanca

João também casou-se com (3) Henriqueta de Almeida em 4 julho 1922 em Évora, Distrito de Évora, Portugal. Henriqueta nasceu em Portugal. Ela faleceu em Portugal. Eles não tiveram filhos.


João Maria Espanca
Henriqueta de Almeida
















UM POUCO DA HISTÓRIA DA POETISA E CONTISTA FLORBELA ESPANCA

A casa onde nasceu Florbela Espanca, em 08/12/1894, a qual foi demolida na década de 1940, situava-se na confluência da antiga Rua André Angerino com a Rua Luisa Soeiro Cravo. Neste local, no ano de 2013, foi inaugurado o Memorial da ‘Casa onde nasceu Florbela Espanca’, sob a forma de um pórtico em mármore negro, invocando a porta principal da casa ancestral. Segundo uma moradora, a outra casa em que ela viveu, situada no nº 59 da Rua Florbela Espanca, encontra-se em péssimo estado. Há um litígio entre os proprietários, que está impossibilitando a sua aquisição pela Prefeitura.


O Memorial da casa onde nasceu Florbela Espanca


Placa com informações sobre a casa, a personagem e a obra de Florbela Espanca

Florbela Espanca foi batizada na Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa como Flor Bela Lobo, tendo como madrinha de batismo a própria madrasta Maria do Carmo Toscano. Florbela era fruto de uma relação do marido João Maria Espanca com a serviçal Antónia da Conceição Lobo, pois Maria do Carmo não lhe dera filhos. Segundo esta, o batismo “libertou Florbela de todos os pecados mortais dos pais...”. Florbela foi reconhecida pelo pai em cartório somente 18 anos depois de sua morte.


A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa


João Maria Espanca teve outro filho, chamado Apeles, com Antónia da Conceição Lobo, falecido num trágico acidente de avião em 1927, que caiu no Rio Tejo, quando este sobrevoava Lisboa. Seu corpo nunca foi encontrado.


Apeles, João Maria e Florbela


Florbela viveu em Vila Viçosa até 1908. Após a morte de sua mãe biológica no ano anterior, foi viver em Évora com a família, onde se casou em 1913 com Alberto de Jesus Silva Moutinho. Após, residiu com o marido em Redondo e, mais tarde, voltou a morar em Évora. Florbela matriculou-se no curso de Direito na Universidade de Lisboa, onde estudou por algum tempo. Quando teve um aborto involuntário, foi repousar em Quelfes, no Alentejo, apresentando já nesta época sinais sérios de neurose. Após separar-se, casou-se pela segunda vez, no ano de 1921, com António José Marques Guimarães, interrompendo em definitivo os seus estudos. O casal mudou-se para a cidade de Porto e, no ano seguinte, voltaram a Lisboa. Após o divórcio com António, casou-se pela terceira vez em 1925, com o Dr. Mário Pereira Lage, em Matosinhos, distrito de Porto. 


1-Casa em Vila Viçosa: local de nascimento de Florbela Espanca, situada na Avenida Duques de Bragança, antiga Rua André Angerino, esquina com a Rua Luísa Soeiro Cravo; 2-Casa em Vila Viçosa: situada na Rua Florbela Espanca, nº 59; 3-Casa em Quelfes: quando sofreu um aborto do filho que teve com Alberto de Jesus Silva Moutinho, Florbela foi para o Algarve, acompanhada da cunhada Doroteia Moutinho, viajando várias vezes à cidade de Faro para tratamento. Fonte: João Xavier, in marafado.wordpress.com; 4-Casa no lugar de Casela, em Esmoriz, onde Florbela residiu de 1923 a 1926. Fonte: Blog Artigos do Jornal João Semana; 5-Casa em Matosinhos: Rua 1º de Dezembro, nº 540. Fonte: Agostinho Barbosa Pereira, in coisasqueseescrevem.blogspot.com.br


Florbela havia tentado o suicídio em três oportunidades, mas ao receber um diagnóstico de edema pulmonar, perdeu definitivamente a vontade de viver. Após a ingestão de uma dose excessiva de barbitúricos, ela faleceu no dia de seu aniversário, em 08/2/1930, sendo sepultada inicialmente em Matosinhos. Seu corpo foi trasladado em 17/05/1964 para o Cemitério de Vila Viçosa, junto à Igreja Matriz.


A lápide de Florbela Espanca no Cemitério de Vila Viçosa


O túmulo de Florbela Espanca e imagens do Cemitério de Vila Viçosa



A vida de escritora de Florbela Espanca foi rica e abrangente: poesias, contos, um diário e cartas. Foi tradutora de vários romances e colaboradora de artigos publicados em jornais e revistas. Através de seus poemas, a poetisa sublimou as inquietações e sofrimentos íntimos, que a acompanharam durante a sua breve existência. 


Caravelas

Cheguei a meio da vida já cansada
De tanto caminhar! Já me perdi!
Dum estranho país que nunca vi
Sou neste mundo imenso a exilada.

Tanto tenho aprendido e não sei nada.
E as torres de marfim que construí
Em trágica loucura as destruí
Por minhas próprias mãos de malfadada!

Se eu sempre fui assim este Mar-Morto,
Mar sem marés, sem vagas e sem porto
Onde velas de sonhos se rasgaram.

Caravelas doiradas a bailar...
Ai, quem me dera as que eu deitei ao Mar!
As que eu lancei à vida, e não voltaram!...


Florbela Espanca, in O livro de Sóror Saudade (1923).



Cartaz da Exposição e Mostra Documental, que apresentou documentos, fotografias e cronologias relativas a Florbela, Apeles e Túlio Espanca - 20 outubro a 20 novembro de 2014 - Biblioteca Geral e Arquivo Histórico da Universidade de Évora


3 comentários:

  1. Carissima, Familia de descendentes de meus avos.com grdes lembranças. FELICITAÇOEs

    ResponderExcluir
  2. Apenas uma retificação: João Maria Espanca, pai de Florbela, não era natural de Orada, Borba, mas sim de Vila Viçosa, tendo sido batizado na Igreja da Conceição em 1866
    Cumprimentos
    Jorge Resende
    jbgresende@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não havia sido notificada em relação ao seu comentário. Por coincidência, acessei a publicação. Pelas minhas pesquisas, ele nasceu neste lugar, mas posso retificar brevemente. Abraço.

      Excluir