Mensagem

Os artigos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], in Memorial do Tempo (https://memorialdotempo.blogspot.com), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

terça-feira, 16 de maio de 2017

Família Göller - Histórias I


UMA FOTO COMO ELO ENTRE O PASSADO E O PRESENTE


Meu pai Egon Göller, que era bancário, começou a trabalhar em 29/09/1947 no antigo Banco Agrícola Mercantil S. A., cuja sede localizava-se na Rua Sete de Setembro, nº 1077 em Porto Alegre RS. Pouco tempo depois, em 01/11/1947, já noivo de minha mãe, foi transferido para a filial da cidade de Carazinho. Depois de casados e de terem perdido a primeira filha, meu pai foi transferido para a filial de Ijuí, no mesmo estado, em 10/03/1950, cidade esta em que nasceu o meu único irmão. 

Dentre as fotos de família, segundo o que minha mãe contava, havia esta que foi tirada do prédio do banco em que meu pai trabalhou. Nele havia um pequeno apartamento ou alojamento no andar de cima, onde meus pais viveram por algum tempo. Se bem me lembro, havia outro apartamento para a residência do gerente e de sua esposa. 


Banco Agrícola Mercantil S. A. - Ijuí RS - 1950 - Arquivo Pessoal

No dia em que foi tirada esta foto, a minha mãe estava na janela. Naquele dia, meu pai havia pedido a um fotógrafo para que a fotografasse, quando lá estivesse. Este fez um ‘sinal’ da rua, para que ela olhasse para ele, a fim de fotografá-la, mas a minha mãe achou aquela atitude um tanto abusada, virando-lhe o rosto. Mesmo assim, a foto foi feita. 


Detalhe da foto, onde se vê a janela onde estava a minha mãe Philomena


Com o passar dos anos, tive dúvidas se esta agência se localizava em Carazinho ou em Ijuí. Pesquisando na Internet, encontrei na relação do acervo fotográfico do Museu Antropológico Diretor Pestana de Ijuí, a descrição de uma foto do Banco Agrícola Mercantil S. A, Rua XV de Novembro, esquina Praça da República. Entrando em contato com a instituição, adquiri a imagem da foto, que me foi enviada por e-mail, e, com surpresa, vi que era exatamente a mesma que nós tínhamos. Consegui saber que a cópia pertencera ao fotógrafo Alfredo Becker, cujo acervo compõe a Coleção Beck, que fora doada ao Museu. Provavelmente ele mesmo tenha fotografado a minha mãe, isto porque Alfredo tinha outros irmãos fotógrafos. A funcionária do museu me informou que o prédio ainda existia junto àquela praça.

Anos depois, tive a oportunidade de voltar a Ijuí e fotografar finalmente o prédio do antigo banco, o qual havia sofrido poucas alterações, como a retirada do nome, o fechamento de algumas das janelas do primeiro andar, modificações nas paredes, assim como a criação de novas aberturas. Mas estava bem cuidado, isto é o que importava!


No prédio do ex-Banco Agrícola Mercantil S. A. hoje funcionam uma farmácia e uma loja de roupas – Ijuí RS – 2017 - Arquivo Pessoal


No detalhe da lateral do prédio do ex-Banco Agrícola Mercantil S. A., vemos que foram criadas aberturas para a implantação da loja comercial – Ijuí RS – 2017 - Arquivo Pessoal

Para encerrar esta história, em 10/04/1951, meu pai foi transferido pelo banco para Porto Alegre e, possivelmente, nunca mais tenha voltado a visitar a cidade de Ijuí. Em 27/05/1967, houve a fusão dos Bancos Agrícola Mercantil S. A. e a Moreira Salles S. A., passando a se chamar União de Bancos S. A. Em 2008, houve a fusão do mesmo com o Banco Itaú, deixando de existir a marca Unibanco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário